literatura

Mais de 11 mil exemplares já foram vendidos na 50º Feira do Livro de Santa Maria

Foto: Eduardo Ramos

Quase 11 mil histórias já se tornaram novas companheiras de viagem de gente pequena e grande que, mesmo com a incessante chuva dos últimos dias, tem passado pela Praça Saldanha Marinho desde 28 de abril. Esse é o número de livros que foram vendidos até quarta-feira (3) na 50ª edição da Feira do Livro de Santa Maria. O dado é da Câmara do Livro que, há mais de 20 anos, atua na organização da segunda mais antiga feira literária da América Latina. Na edição passada, foram mais de 29 mil exemplares vendidos.

Antônio Medeiros, proprietário do Sebo Camobi aponta que, mesmo com a chuva, o movimento tem sido bom. Ele diz que o público tem buscado muito pelas atemporais histórias de mistério de Agatha Christie, conhecida como “A Rainha do Crime”.

– Mesmo com essa chuvarada, São Pedro ainda está nos premiando e lavando a alma dos livreiros em homenagem à 50ª edição. A chuva é a característica principal da feira todos os anos, mas não precisava ser tanta – comenta Antônio.

O movimento na banca da Livraria Athena, por exemplo, reduziu bastante. A almoxarife Diovana Krauchemberg diz que as vendas começaram boas, e o primeiro domingo foi um dos dias mais movimentados.

– Com a chuva o movimento baixou. Somente os mais fiéis e amantes da feira do livro têm vindo. Alguns brincam que, se não chover, não é Feira do Livro!


Diovana Krauchemberg, almoxarife da Livraria Athena, diz que o primeiro domingo da Feira do Livro foi o dia de maior movimento até então

Até agora, a Livraria Athena já vendeu 972 livros, com uma média de 98 exemplares por dia. Entre os destaques, estão o livro-enigma A Mandíbula de Caim, criado em 1934 por Edward Powys Mathers, e A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver, de Ana Cristina Suy.

Diovana Krauchemberg também conta que A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, de Suzane Collins, deve se tornar um dos mais vendidos até o fim da feira. A história, que faz parte do universo de Jogos Vorazes vai virar filme, e as pessoas têm buscado o título após o lançamento do trailer.

Em balanço parcial, a secretária de Cultura, Rose Carneiro, aponta que o público tem elogiado o espaço, a estrutura e a programação do evento:

– Mesmo com chuva, o movimento se mantém. A previsão de sol para a próxima semana vai ajudar para que encerremos a 50ª edição da Feira com gostinho de quero mais.

A chuva tem atrapalhado a programação da feira e também impactou na venda de livros

PROGRAMAÇÃO

Além das 32 bancas dos livreiros, a 50ª Feira do Livro segue até o dia 13 de maio com várias atrações culturais. Estão programadas Intervenções Poéticas para os dois dias do fim de semana.

No sábado, tem-se ainda Espetáculo Serena Procura um Planeta (Theatro Treze de Maio, 15h), tributo a Noel Guarany e João Sampaio (Coreto da Praça, 17h) e Ricardo Borges Quarteto (Theatro Treze de Maio, 19h).

Para domingo, estão agendados Sonho Infantil (Theatro Treze de Maio, 15h) e Histórias do Carlão (Theatro Treze de Maio, 17h). No fim do dia, Ailton Krenak participa de bate papo no auditório do Colégio Marista Santa Maria, com ingressos já esgotadas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Conheça manifestações literárias para além do livro Anterior

Conheça manifestações literárias para além do livro

Miss Rio Grande do Sul é neste sábado; conheça a representante de Santa Maria Próximo

Miss Rio Grande do Sul é neste sábado; conheça a representante de Santa Maria

Cultura